10.9.18

domingo 16 de setembro


O Cantaloupe Café, nos Mercados de Olhão, tem o prazer de anunciar que vai apresentar no próximo dia 15 de Setembro Domingo as 18h30 , um espetáculo com: JOHANNES KRIEGER´S CHIBANGA GROOVE


Este grupo de Jazz formou-se em 2008 em Lisboa e reúne músicos que partilham uma cumplicidade musical estabelecida nos Tora Tora Big Band.  Em 2008 atuaram na Festa do Cinema Italiano “8 1/2” em Lisboa e no Festival de Jazz “Douro Jazz”; em 2009 nas cidades Lamego, Chaves, Bragança e São João da Pesqueira.  Entre 2010 e 2012 tiveram espetáculos em Lisboa, Évora, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço, no Festival Cidade PreOcupada em Montemor-O-Novo e nos Cineteatros de Sesimbra, Palmela, Carnaxide, Montijo, Abrantes e Amadora. Desde 2013 a banda conta com a participação do korista guineense José Braima Galissa como convidado especial. O grupo identifica o Jazz como uma música alegre, com ritmos fortes, progressivos, muita improvisação e mistura de variados estilos... noutras palavras: o jazz como uma música crioula e mestiça. Chibanga Groove adapta diversas formas de diversos mundos musicais, recompondo-os na estrutura do jazz. Todas as composições são da autoria dos membros do grupo e combinam o Jazz tradicional e contemporâneo com a música africana. O resultado é um jazz multicultural com muitas influências diferentes.

O grupo é composto de: Johannes Krieger – Trompete, Composição Dan Hewson - Piano  Francesco Valente - Contrabaixo  João Rijo – Bateria Convidado especial: José Braima Galissa - Kora
José Braima Galissa (Kora)
 O professor e mestre griot do Kora, instrumento africano de 22 cordas nasceu na Guiné-Bissau em 1964 no seio de uma família de griots da cultura Mandinga e começou a aprender o Kora, em meados de 1970, pela mão do seu pai. Hoje é considerado um dos melhores músicos representantes da cultura Mandinga. Foi responsável e compositor do Ballet Nacional da GuinéBissau e professor de Kora na Escola Nacional de Música José Carlos Schwarz durante 11 anos. Reside em Lisboa desde de 1998, onde desenvolve o projeto Bela Nafa. Ao longo dos últimos anos realizou vários cursos para alunos da Escola Superior de Educação de Lisboa e Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa sobre música, literatura e cultura guineense. Trabalhou com o Teatro São João do Porto e participou em programas de rádio e televisão, nomeadamente na Antena 2, RTP Internacional, Rádio Renascença, RTA (Rádio Televisão de Angola) e RDP África. Participou em concertos realizados por iniciativa da EXPO98, e Porto 2001, e em trabalhos discográficos de João Afonso, Amélia Muje, Herménio Meno, na colectânea "Mon na mon", Blasted Mechanism, Chac, Sara Tavares e outros artistas guineenses.

Johannes Krieger (trompete e composição)
 Johannes Krieger nasceu em 1974 em Freiburg/Alemanha. Estudou trompete e arranjo de jazz em Graz/Áustria e Amsterdam/Holanda e radicou-se em Portugal em 2000. A seguir fundou o conjunto Tora Tora Big Band  e desde então faz parte de vários projetos, entre outros: Tito Paris, André Cabaço, Amélia Muge, Danae & Os Novos Crioulos, Wishful Thinking Quintet, Mo’Francesco Quintetto, Interlúnio, Orquestra Todos, La Macchina Volante e Tumbala. Dirige e compõe para a Reunion Big Jazz Band e é professor na disciplina de trompete jazz na Universidade de Évora.    
 Dan Hewson (piano e teclado)
 Dan Hewson, natural de Londres, estudou música na Universidade de Oxford e trabalhou como intérprete e arranjador com artistas como Stomp, Groove Armada e Allegri Quartet. Trabalhou com Nigel Kennedy, Herb Geller, Incognito and Omar no Royal Festival Hall, Royal Albert Hall, Sydney Opera House e no Rock in Rio. Ele é um dos fundadores de grupo de house Beat Foundation. Esta atualmente a viver em Portugal, é um pianista reconhecido no panorama de jazz Lisboeta. Atua com o Dan Hewson Trio, Tora Tora Big Band, Reunion Big Jazz Band, Ricardo Pinto Sintra Project, Orquestra Todos, Black Mamba e Selma Uamusse.


Francesco Valente (contrabaixo)
 Nasceu em 1973 em Itália e vive desde 1997 em Lisboa. Mestrado em Etnomusicologia em 2014 na Universidade Nova de Lisboa, tendo como orientadores de dissertação Salwa Castelo Branco e Carlos Sandroni.  Fundou o Mo´Francesco Quintetto em 2011 e está a trabalhar principalmente na área do jazz e da música Afro-latina com os seguintes grupos: Terrakota, Tora Tora Big Band, Orquestra Todos, Anonima Nuvolari, Aline Frazão, Luis Vicente Trio, Ricardo Pinto Quinteto e La Macchina Volante.

João Rijo (Bateria)
 Nasceu em 1977 e começa a tocar bateria aos 16 anos em bandas de punk rock. Em 1996 frequentou a Oficina do Jazz, orientado por Zé Eduardo e as aulas de bateria na Associação Filarmónica de Faro. Em 2005 termina os estudos na escola do Hot club, onde teve como professores de bateria, Bruno Pedroso e André S. Machado. Em 2012 licenciou-se em música na Escola Superior de Música de Lisboa.   Representou a escola do Hot Club no encontro anual da IASJ (Associação Internacional de Estudantes de Jazz), em Freiburg, na Alemanha em 2004 e na Festa do jazz do Teatro São Luíz, Lisboa, em Abril de 2005. 2007 participa na primeira digressão da European Movement Orquestra tocando na Alemanha, Croácia e Eslovénia. Atualmente integra os Tora Tora Big Band e o grupo da cantora Luisa Sobral
Durante os espectáculos de música ao vivo, ao 1º consumo, aplica-se uma majoração de 5.00€ (cinco euros) para cada consumidor.

Sem comentários: